• ABREMI

Com mais de 1000 participantes no XVI ENGMINAS, setor mineral aplaudiu o Dia do Engenheiro de Minas.


Durante todo o dia 10 de julho, data do nascimento do nosso patrono Pedro Demosthenes Rache, a ABREMI realizou o XVI Encontro Nacional de Engenheiros de Minas - ENGMINAS, que este ano foi online e seu sucesso pode ser medido pelos 4.300 acessos registrados durante as 9 horas das palestras e painéis. Os planos da entidade e as atribuições dos profissionais, foram apresentados pelo manhã por Regis Wellausen Dias e Nilo Schneider, respectivamente presidente e diretor da ABREMI.

A tarde, do painel "Desafios e Perspectivas dos Cursos de Engenharia de Minas no Brasil", participaram os professores José Margarida (UFOP), Raulim Galvão (UFMT), Edmo Rodovalho (UNIFAL, Amanda Oliveira (UFPE) e Giorgio Tomi (USP), que o coordenou. Logo após, do painel "Acensão da Mulher na Engenharia de Minas e sua Participação no Mercado de Trabalho", participaram as engenheiras de minas Alline Simões (Mineração Caraíba), Ana Sansão (ANM e Conselheira da ABREMI), Lucia Oliveira (executiva da VALE/PA) e, Cecília Holanda (UFPE) que o coordenou. Em seguida foi realizado o painel "Desafios, Impactos e Boas Práticas na Gestão Ambiental da Mineração", objeto de foto na qual aparecem, da esquerda para a direita, os engenheiros de minas Jony Peterson, (CEO da Mino Mining Innovations e um dos organizadores); Vicente Lobo (Ex VALE e SGM, criador da ANM e da nova legislação mineral), João Hilário (Ex VALE, Presidente da ASSEMG e coordenador do painel), Regis Dias (ABREMI), Maria José Salum (UFMG e ex SGM), Ciro Ricciardi (PROMINER e APEMI), Alexandre Baltar (Diretor da ABREMI/Coordenador do evento) e; Cecília Holanda (também organizadora do evento). Finalmente, do painel de encerramento "Políticas Públicas, Legislação e a Importância da Mineração para Sociedade", participaram os engenheiros de minas Flávio Penido (presidente do IBRAM), José Sznelwar (Superintendente de Fiscalização da ANM), Miguel Nery (Diretor executivo da ABPM e do CBRR) e Marcelo Mendo (advogado da CESCON). O painel foi coordenado pelo eng. minas Alexandre Baltar, diretor da ABREMI.

O sucesso e a qualidade do evento foi aplaudida e reconhecida por todos os presentes, demonstrando a capacitação da ABREMI em liderar debates nacionais em benefício do setor e da sociedade. Um deles já lançado no próprio evento por seu presidente, propondo mecanismos para a regularização sistemática das minerações de pequeno porte e a introdução de uma nova cultura de minerador no país.

Você pode assistir todo o XVI ENGMINAS no canal: https://www.youtube.com/channel/UCdfSNXhj1WbHn0f5tfL_jRQ

168 visualizações
logo abremi negativo placeholder-01.png