• ABREMI

Tomam posse os novos diretores da ANM, em ato com a presença da ABREMI.


No dia 11 de agosto passado, em ato no auditório do Ministério de Minas e Energia em Brasília, tomaram posse na Agência Nacional de Mineração - ANM dois novos diretores, que se juntarão agora aos outros dois empossados na fundação da ANM e ao seu diretor geral. A ABREMI foi convidada e representada no ato pelo nosso colega Eng. Minas Reginaldo Olivo, da Associação de Engenheiros de Minas do Distrito Federal – ASEMI. Desta participação esperamos evoluir para uma primeira reunião com a nova diretoria, objetivando lhes apresentar o Plano de Empreendedorismo Mineral debatido no I Seminário de Ensinos da Engenharia de Minas - SEEMIN.


São os seguintes os perfis dos novos diretores.


O novo diretor Guilherme Santana Lopes Gomes chega à ANM para assumir o lugar do ex-diretor Tomás Albuquerque, cujo mandato terminou em dezembro de 2020. Graduado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, é servidor de carreira da ANM, assessorou a CPI de Brumadinho, comissão do Senado que investigou o desastre do rompimento da barragem de rejeitos da Mina do Córrego do Feijão, conduziu o primeiro termo de ajuste de conduta da ANM e chefiou a Divisão de Pesquisa e Recursos Minerais da agência em Minas Gerais entre 2018 e 2020. O mandato de Santana vai até dezembro de 2024 e ele passa a ser o primeiro engenheiro de minas na diretoria da ANM.


Ronaldo Jorge da Silva Lima, por sua vez, vai cumprir um mandato de 16 meses, vaga decorrente do ex-diretor Eduardo Leão, que pediu renúncia em março deste ano. Geólogo formado pela Universidade Federal do Pará - UFPA e servidor público desde 1990, dirigia desde 2019 a Diretoria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará. Já atuou como secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e representante do Pará nos Conselhos Nacionais do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos.

15 visualizações0 comentário