Tabela Honorária

Breve Histórico

A Tabela de Honorário Profissionais da ABREMI foi um trabalho coordenado pelo seu Diretor de Consultorias, Eng. Minas Ranieri de Araújo Pereira, a partir de tabelas já elaboradas por algumas associações filiadas.

A disponibilidade de uma tabela nacional era uma necessidade, tanto para os profissionais como para as entidades públicas e privadas, para orçar as diversas atividades decorrentes legislação federal, as licenças associadas e tantas outras particularidades da produção e dos projetos, que são nacionais e não regionais.

A ABREMI pretende agora não só mantê-la atualizada, mas ampliá-la para outros conceitos e atividades que os profissionais manifestarem necessidade. Portanto, se você tem uma contribuição envie-nos pelo formulário de “Contatos”.

Para ampliar sua fé pública, a ABREMI está submetendo proposta ao CONFEA para a criação do Registro de Tabelas de Honorários de Entidades Nacionais, em analogia ao que já é praticado pelas Creas para a associações regionais.

A Tabela está disponível em versão online e PDF para download.

Apresentação

A tabela de honorários tem como objetivo prover aos profissionais representados pela ABREMI, tal como seus clientes contratantes de serviços, embasamento que possibilitem a elaboração de orçamentos compatíveis com os custos inerentes aos trabalhos de desenvolvimento de estudos e projetos de engenharia de minas e meio ambiente.

 

Assim, o presente trabalho objetiva exclusivamente estabelecer parâmetros para definição de honorários a partir de um valor de referência adequado à realidade mercadológica. Trata-se, portanto, de um referencial básico para os preços mínimos a serem praticados na prestação de serviços da engenharia de minas, cabendo ao profissional fixar os seus preços, de acordo com a sua experiência e conhecimento das suas condições de trabalho.

Parte Geral

Todos os serviços contratados devem está de acordo com os padrões exigidos pelos órgãos competentes. Caso não estejam, caberá ao profissional contratado cumprir a exigência solicitada pela autoridade competente. Uma vez contratado o serviço, o profissional deverá apresentar ao seu cliente o escopo de seu projeto. O profissional não é obrigado a fazer serviços que não estejam no escopo do que foi contratado.

logo abremi negativo placeholder-01.png