top of page

CONFEA define Conselheiros Federais até 2031.

Na última Reunião Plenária de 2019 o CONFEA aprovou a "Tabela Rosa do Ventos" (como é conhecida pelos íntimos), que define por quais modalidades e em que estados serão eleitos Conselheiros Federais a cada ano.

Exclusivamente para efeito destas eleições o CONFEA agrupa todas as profissões em penas 4 grupos/modalidades: civil, elétrica, industrial e agronomia. A Tabela aprovada considera, ainda, que seja aprovado pelo Congresso em 2020 uma alteração da Lei 5194/66, que elevará o número de membros do Plenário que hoje é fixo em 18, para "um por estado da nação". Aprovação esta que já está pactuada e aguarda tramitação final.

Em nosso caso o engenheiro de minas pertence à modalidade industrial (apesar de que, para todas os outros fins, nossa modalidade ser a de Geologia e Minas), onde também estão os engenheiros mecânicos, metalurgistas, de petróleo, de materiais, etc, e também os geólogos. Com isto todos poderão antever que estado promoverá eleições da modalidade industrial e em que ano isto ocorrerá, para planejar composições e acordos que facilitem os interesses individuais e comuns.


0 visualização0 comentário
bottom of page